Reconheça
nos textos a seguir, as funções da linguagem:
1. Ocorre quando o referente
é posto em destaque, ou seja, o objetivo do emissor é simplesmente o de
informar o seu receptor. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações veiculadas
pela mensagem. Os textos desta linguagem são dotados de objetividade, uma vez
que procuram traduzir ou retratar a realidade. Bons exemplos da função
____________________________________são os textos jornalísticos e
científicos.
2. Ocorre quando o receptor é
posto em destaque, ou seja, a linguagem se organiza no sentido de convencer o
receptor. Neste tipo de função é comum o emprego de verbos no imperativo e
verbos e pronomes na 2° ou na 3° pessoas. Bons exemplos da
função ___________________________________são os textos de publicidade e
propaganda.
3. Ocorre quando o código é posto
em destaque, ou seja, usa-se o código linguístico para transmitir aos
receptores reflexões sobre o próprio código linguístico. Bons exemplos da
função ______________________________________ são as aulas de
línguas, gramáticas e o dicionário.
4. Ocorre quando o emissor é posto
em destaque, ou seja, a mensagem está centrada na expressão dos sentimentos do
emissor. É um texto pessoal, subjetivo. É comum o uso de verbos e pronomes em
1° pessoa e também o uso de pontos de exclamação e interjeições. Bons exemplos
da função _______________________________________ são textos
líricos.
5. Ocorre quando o canal é
posto em destaque. O interesse do emissor ao emitir a mensagem é
apenas testar o canal, o que tem o mesmo valar de um aceno com a mão, com a
cabeça ou com os olhos. Exemplos típicos da
função ______________________________________são: "alô",
"pronto", "oi", "tudo bem?" "boa tarde",
"sentem-se", etc.
6. Ocorre quando a própria mensagem
é posta em destaque, ou seja, chama-se a atenção para o modo como foi
organizada a mensagem. Bons exemplos da
função ____________________________________________ são textos literários,
tanto em prosa quanto em verso.
Estabeleça a relação:
1. Emotiva
2. Referencial
3. Poética
4. Conativa
5.
Metalinguística
6. Fática
( )
Emissor
( )
Contexto
( )
Código
( )
Destinatário
( )
Mensagem
( )
Canal de comunicação
Leia esses
versos:
O Santo Ofício
da misericórdia
Fazer
poemas
é andar na corda
bamba
de um circo
abandonado,
pior:
com os pés
trocados.
(BARRETO,
Antonio. O sono provisório.
Rio de Janeiro:
Francisco Alves, 1978. p. 34.)
a) Explique
o uso de metalinguagem nos versos acima.
b) Que
outras funções da linguagem estão presentes nesses versos? Explique.
Em caso de dúvidas, mande para o instagram @professorasimoneavellar
Em caso de dúvidas, mande para o instagram @professorasimoneavellar
Nenhum comentário:
Postar um comentário