domingo, 22 de março de 2020

Exercícios funções da linguagem:

Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:


1. Ocorre quando o referente é posto em destaque, ou seja, o objetivo do emissor é simplesmente o de informar o seu receptor. A ênfase é dada ao conteúdo, às informações veiculadas pela mensagem. Os textos desta linguagem são dotados de objetividade, uma vez que procuram traduzir ou retratar a realidade. Bons exemplos da função ____________________________________são os textos jornalísticos e científicos. 



2. Ocorre quando o receptor é posto em destaque, ou seja, a linguagem se organiza no sentido de convencer o receptor. Neste tipo de função é comum o emprego de verbos no imperativo e verbos e pronomes na 2° ou na 3° pessoas. Bons exemplos da função ___________________________________são os textos de publicidade e propaganda. 


3. Ocorre quando o código é posto em destaque, ou seja, usa-se o código linguístico para transmitir aos receptores reflexões sobre o próprio código linguístico. Bons exemplos da função  ______________________________________ são as aulas de línguas, gramáticas e o dicionário. 

       
4. Ocorre quando o emissor é posto em destaque, ou seja, a mensagem está centrada na expressão dos sentimentos do emissor. É um texto pessoal, subjetivo. É comum o uso de verbos e pronomes em 1° pessoa e também o uso de pontos de exclamação e interjeições. Bons exemplos da função  _______________________________________ são textos líricos. 


5. Ocorre quando o canal é posto em destaque. O interesse do emissor ao emitir a mensagem é apenas testar o canal, o que tem o mesmo valar de um aceno com a mão, com a cabeça ou com os olhos. Exemplos típicos da função ______________________________________são: "alô", "pronto", "oi", "tudo bem?" "boa tarde", "sentem-se", etc.


6. Ocorre quando a própria mensagem é posta em destaque, ou seja, chama-se a atenção para o modo como foi organizada a mensagem. Bons exemplos da função ____________________________________________ são textos literários, tanto em prosa quanto em verso. 


7. “O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem” rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência.” (O Estado de São Paulo)     ____________________________


Estabeleça a relação:


1. Emotiva
2. Referencial
3. Poética
4. Conativa
5. Metalinguística
6. Fática

  
(     ) Emissor
(     ) Contexto
(     ) Código
(     ) Destinatário
(     ) Mensagem
(     ) Canal de comunicação

Leia esses versos: 


O Santo Ofício da misericórdia 
Fazer poemas 
é andar na corda bamba 
de um circo abandonado, 
pior: 
com os pés trocados. 

(BARRETO, Antonio. O sono provisório. 
Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. p. 34.) 

a) Explique o uso de metalinguagem nos versos acima. 
b) Que outras funções da linguagem estão presentes nesses versos? Explique. 

Em caso de dúvidas, mande para o instagram @professorasimoneavellar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exercícios funções da linguagem: Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem: 1. Ocorre quando o referente é posto em de...